Este fim de semana encontrei uma opção bem bacana para as mamães e papais colocarem na lancheira dos pequenos! E na hora decidi colocar como dica pra vocês! Mais....
Decidi falar um pouco mais sobre este assunto porque sempre escuto no consultório a dificuldade de mães em encontrar boas opções de lanches para as crianças.
Além disso, a industria ataca cada vez mais essa população com produtos cheios de açúcares, corantes e conservantes. O que chama atenção das crianças? Cores, personagens de desenhos e sabor doce! E é assim que surgem os produtos destinados ao público infantil, em destaque nas prateleiras mais baixas dos supermercados.
Por isso a dica que sempre dou para as mães é:
FUJAM DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS DESTINADOS A CRIANÇAS! Tipo: bolinhos, biscoitos, iogurtes, sucos e etc! Na sua maioria eles serão adicionados de cores e sabores artificiais, 0 que pode fazer muito mal para os pequenos.
Listando alguns prejuízos:
- desenvolvimento de alergias,
- dificuldade na absorção de nutrientes,
- não absorção de alguns nutrientes como cálcio,
- desenvolvimento cognitivo prejudicado,
- alteração de paladar,
- aumento dos níveis de açúcar e triglicerídeos no sangue,
- obesidade infantil,
- déficit de atenção,
- entre muitos e muitos outros.
Voltando ao assunto da minha descoberta do fim de semana...o que encontrei foi uma bisnaguinha 100% integral, legal né? Mais alguns de vocês vão falar: A mais eu já vi uma bisnaguinha integral super bacana no supermercado! Sim, ela existe! Eu conheço apenas uma marca e é a que vou usar como modelo hoje pra vocês!
Vou fazer um comparativo entre a bisnaguinha 100% integral que encontrei na padaria de um supermercado e a bisnaguinha industrializada!
1ª BISNAGUINHA INDUSTRIALIZADA:
Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, fermento biológico, fibra de trigo, gordura vegetal, sal, cloreto de potássio, soro de leite, dextrose e conservador proprionato de cálcio. CONTÉM GLÚTEN.
2ª BISNAGUINHA 100% integral encontrada na padaria:
Ingredientes: farinha de trigo integral, azeite, açúcar mascavo, fermento, sal, reforçador. CONTEM GLÚTEN.
1ª oberservação: a quantidade de ingredientes da primeira e a quantidade da segunda, quanto menos ingredientes mais natural.
2ª observação: a qualidade dos ingredientes: enquanto uma usa gordura vegetal a outra utiliza azeite; uma tem açúcar branco a outra mascavo!
3ª observação: na primeira bisnaguinha é utilizada apenas farinha branca! Sim isso mesmo, só farinha branca! Enquanto na segunda, só farinha integral!
Viram como podemos ser facilmente enganados?
Quanto aos valores nutricionais:
1ª bisnaguinha industrializada:
Informações Nutricionais
Porção: 50g (3 unidades)
Valor energético 148kcal = 619kJ 7%
Carboidratos 29g 10%
Proteínas 4,7g 6%
Gorduras Totais 1,6g 3%
Gorduras Saturadas 0,4g 2%
Gorduras Trans 0g **
Gorduras Monoinsaturadas0,5g **
Gorduras Poliinsaturadas0g **
Colesterol 0mg **
Fibra Alimentar 1,5g 6%
Sódio 167mg 7%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos
2ª bisnaguinha 100% integral encontrada na padaria:
Informações Nutricionais
Porção: 50g (2 unidades e 1/2 )
Valor energético 174kcal = 731kJ 9%
Carboidratos 27g 9%
Proteínas 4,0g 6%
Gorduras Totais 5,6%
Gorduras Saturadas não contémg 2%
Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar 3,4g 14%
Sódio 290mg 13%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos
A segunda bisnaguinha apresenta em sua composição uma quantidade maior de gorduras, porém, são todas gorduras do bem! Não existe gorduras saturadas e a quantidade fibras é muito superior! Qual impacto disto na saúde do filho? Saciedade por mais tempo, menor risco de desenvolver diabetes, obesidade e dislipidemias. Além de ser um produto mais natural, menos processado o que reduz as chances do desenvolvimento de doenças cognitivas, déficit de atenção dentre outras.
Portanto papais e mamães, vamos escolher produtos naturais para as crianças! Sempre falo para as mães, se você não come o biscoito recheado porque o seu filho deve comer? Se isto faz mal para os adultos imaginem para o organismo em formação das crianças?!
Para o caso de produtos industrializados quanto menos nomes diferentes no rótulo melhor! Quanto mais natural mais saudável!
Para sugestão de consumo aqui vão mais dicas:
*pasta de cottage com cenoura;
*patezinho de atum ou sardinha ou frango, feitos a base de cottage ou azeite, adicionado de cenoura ralada, tomate picadinho e etc,
*queijo branco com geléia 100% fruta;
*frango desfiado, alface e tomate;
*hamburguinhos caseiros de frango, peixe ou carne com alface e tomate.
Gostaram da dica? E para quem se interessar, a bisnaguinha foi comprada no Supermercado Verdemar em Belo Horizonte!
Outra novidade foi encontrar mais uma marca de sucos de caixinha sem adição de açúcar. Eles se chamam DIMES, gostei! As marcas que indico quando existe esta necessidade são: DOBEM, JUXX, Greenday e Ceres.
Em outubro na semana da criança volto com mais dicas e novidades para os papais e mamães cuidarem da saúde dos pequenos!
Gostaria de salientar que não fiz esse post com o objetivo de fazer propagandas ou difamar alguma marca!
=)
Nenhum comentário:
Postar um comentário