terça-feira, 3 de setembro de 2013
MGTV - Informações nos rótulos podem ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis
Hoje trouxe o link da entrevista ao MGTV sobre os rótulos de alimentos.
LINK: http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/mgtv-1a-edicao/v/informacoes-nos-rotulos-podem-ajudar-na-escolha-de-alimentos-mais-saudaveis/2775231/
Como o tempo na tv é bem rapidinho eu vou complementar as informações pra vocês!!!
Muitas vezes lemos aqueles nomes estranhos e nem sabemos ao certo o que estamos "colocando para dentro" do nosso organismo.
Estas substâncias de nomes estranhos são chamados: ADITIVOS ALIMENTARES. Segundo a ANVISA, aditivo alimentar é "qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento". A industria utiliza estes aditivos para manter o padrão do alimento, principalmente em relação à cor, sabor, textura e validade.
Mais e o que isto pode trazer de prejuízos para nossa saúde?
Um exemplo simples: corantes! Eles são adicionados a praticamente todos os alimentos industrializados, para dar ou realçar a cor do alimento. Corantes são muito utilizados em produtos destinados à crianças, pois são as cores que chamam a atenção dos pequenos, seguidos do sabor doce (açúcar e realçadores).
Estudos recentes apontam que corantes e conservantes podem estar relacionados à hiperatividade e a distúrbios de concentração em crianças, como os corantes amarelos crepúsculo, quinolina e tartrazina. O alerta vale também para o corante Caramelo, muito comum nos refrigerantes mais populares, há evidencias de que subprodutos da fabricação do corante são cancerígenos, segundo pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.
Além destes problemas, o alto consumo de industrializados está diretamente relacionado à doenças como: obesidade, disbiose intestinal, deficiência na absorção de nutrientes, dislipidemias, hipertensão entre outras.
Quanto menos nomes estranhos, substâncias desconhecidas...mais próximo da sua forma natural ele é e menos mal ele vai fazer para sua saúde!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário